Muitos ainda não sabem a verdadeira origem da receita
Apesar do que a maioria pensa, a pizza não nasceu na Itália. Ela surgiu com os egípcios, que desenvolveram uma massa bem fina e de forma circular chamada de pão de Abrahão ou simplesmente piscea, palavra que deu origem ao nome que conhecemos hoje.
Com o tempo, a receita foi se desenvolvendo e ingredientes foram sendo incorporados com um toque de muitos povos, como os gregos, fenícios e turcos muçulmanos, que também acrescentaram seus temperos.
As pessoas acreditam que esse prato surgiu na Itália, pois foram os italianos que acrescentaram as variações de sabores e introduziram o molho de tomate e o queijo muçarela como base da massa. Além disso, foi em Nápoles, em 1830, que surgiu a primeira pizzaria conhecida, a Antica Pizzeria Port’Alba.
A pizza chegou ao Brasil em 1910, através dos imigrantes italianos, mas incialmente não caiu no gosto popular. Só em 1950 que os brasileiros passaram a consumir mais esse prato, que hoje é um verdadeiro fenômeno no país, com mais de um milhão de pizzas produzidas por dia – sendo o estado de São Paulo responsável por mais da metade desse total. É muita pizza, não é mesmo?